domingo, 20 de maio de 2007

Brasil!

Esse coitado ai morreu correndo atrás dos seus direitos. Dos dele e dos meus também.

Em busca de uma nova sorte enquanto o príncipe encantado não vem, ando tentando abocanhar meu pedaço neste bolo chamado cotas para negros nas universidades pública e querendo me aproximar do ProUni, já que não tenho dinheiro nem pra pagar a inscrição do vestibular, isso me fez frequentar algumas ONG´s por ai que de início se mostraram bem radicais quanto a essa diferença entre brancos e negros que existe em todos os lugares.

Nunca fui a favor de existirem cotas pois pra mim isso soa com se o negro, índio, afrodescendente e pobres não tivessem capacidade de concorrer a vagas igualmente com os ricos e essa frase também tem pouco valor pois na minha opinião pois se referir a uma pessoa por rica, branca, judia, japonesa ou filho de papai soa tão racista quanto alguém me chamar de negra, mas enfim, de certo modo esse grupo que estudaram na escolinha pública que ensina o básico pra você ler e escrever não tem condição de concorrer a uma vaga na USP com a pessoa que estuda numa escola de padrão elevado. Isso não tem como mesmo! Esses pobres vão ser sempre pobres pois a escola pública não vai melhorar e continuarão exercendo as tarefas domésticas pois alguém vai ter que fazer o serviço sujo sempre! Mas por que isso não muda? Por que você nunca encontra um negro cirurgião, uma negra âncora de telejornal (alguma outra além da Glória Maria numa nação 45% formada de negros) juízes negros? Isso vem de um passado, foi planejado pra ser assim e afeta o país até hoje.

Antes dos negros serem libertos algumas leis foram criadas para que se assegurassem que o negro sempre fosse marginalizado. Olha só:

1- Os negros foram trazidos da África para trabalhos escravos a partir de uma lei que concedeu aos colonizadores livre permissão para reduzir todos os pagãos, incrédulos e inimigos de Cristo a perpétua escravidão e poderiam se apropriar de seus bens e terras. Essa lei foi dada pelo papa Nicolau em 1452. nem vou falar nada sobre isso...

Só nessa brincadeirinha, a negrada sofreu por 350 anos mais ou menos...

E foi quando que viram que a abolição ia realmente acontecer, a elite da época começou a tecer leis que complicavam a vida do negro e isso se resultou nessa zona e marginalidade em que seu país se tornou hoje:

2- A constituição de 1824 dizia que todo negro era proibido de frequentar escolas pois eram considerados doentes de moléstias contagiosas. Claro que ensinar ia ser a alavanca social, quer ser algúem estude. Sua mãe sempre te disse isso, não? Quem não estuda puxa carrinho de lixo! Certo!

3- Antigamente não tinha imobiliária e se você fosse num cantinho de terra que achasse legal, poderia levar seus panos de bunda pra lá, fazer uma casa e viver feliz pra sempre MAS a LEI DE TERRAS de 1850 declarou que toda terra a partir da data seria somente adquirida por COMPRA. Nota-se que o preto só foi liberto em 1888 (eu acho) e ao serem libertos eu acredito que não receberiam FGTS e não existiam os financiamentos da Caixa ainda...

4- Na atual circunstância em que ter um escravo estava ficando caro, em 1864 a guerra do Paraguai grifando DO PARAGUAI era uma boa alternativa de se livrar de negros e o poder imperial da época nada bobo, jogou o verde de que todo negro que fosse lutar na volta seria livre e eles foram, despreparados e sem noção. Realmente! Dos 2,5 mi de negros da época, após a guerra eram 1,5 milhões de negros no Brasil... A intenção mesmo era de um Brasil de pele clara.

5- A lei benevolente que te ensinaram na escola que dava liberdade a todos filho de escravo nascido

depois de 1871 a LEI DO VENTRE LIVRE, só tirou a responsabilidade dos fazendeiros de criar as crianças negras fazendo aparecer o que?? As primeiras crianças de rua! Você acha que quem criou essas crianças? Papai Noel?

6- LEI DO SEXAGENÁRIO, que libertava todo escravos que atingisse os 60 anos. Outra farsa pois aos 60 anos alguém que servia como escravo não estaria na sua melhor forma física e, quem apareceu dessa? Os primeiros mengidos ahá! Como eram eficientes os fazendeiros!

7 -Um país tão grande e novo como era o Brasil, tão cheio de riquezas naturais, diversidades e tudo o que se plantava se colhia com fartura e a industrialização chegando tinha chance pra todos, havia terra de sobra, trabalho pra todos e os escravos eram quem mais entendiam disso mas na oportunidade que o império teve de se redimir dos seus erros e dar a oportunidade do negro andar com suas própria pernas ele não o fez. Em 1890 ele criou o decreto das imigrações que abriu as portas pra todos os imigrantes que quisessem servir de mão de obra aqui no Brasil. Todo mundo podia servir de mão de obra menos o negro. Conhece algum japonês, judeu, alemão ou outro descendente de imigrante qualquer morando na favela hoje em dia? Assistiu Terra Nostra?

O que você vê hoje em dia é o resultado do Brasil do passado que marginalizou o negro. Os descendentes dos judeu que sofreram no holocausto hoje em dia recebe indenização pelos 7 anos de escravidão e maus tratos que sofrerão na Alemanha. E o que recebeu você, que descende de algum escravo daquela época? Se você é negro você descende de escravos pois quem habitava o Brasil colonia eram os índios, outros que são excluídos! Cotas nas universidades para negros é pouco!

Eu não sou e nunca vou ser daquelas que olham pra uma pessoa e se aproximam dela por etnia, ou andar em guetos pois todo mundo é igual. Eu não gosto de samba, eu sou apaixonada pela cultura européia, gosto de heavy metal e tudo mais que foge a cultura dos negros mas EU SEI QUEM EU SOU e sei o que eu quero da minha vida e escrevi isso tudo pois compreendi o porquê dessa desigualdade social neste país, pois se você parar pra pensar tudo se encaixa perfeitamente!

E você, concorda com isso tudo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo.
A lei do Sexagenário, na verdade, foi inútil não bem por isso, mas porque a expectativa de vida era beeeem abaixo dos 60. Então era uma lei para mortos :P [/momento historiadora pedante]
Quanto às cotas, tenho quase a mesma opinião que você no começo do texto, com a diferença que minha oposição é em prol da reforma do ensino básico. Cotas tapam o sol com a peneira. Tentam remediar o ensino básico público precário, e assim podem também precarizar o ensino superior.
E só uma observação:
Camiseta "100% preto" pode, mas "100% branco" é crime (já vi caso de moleque parado pela polícia por usar, e tudo bem, eu sei que no Brasil usar uma camisa dessas é ainda mais ridículo :P). Mas é incrível como um racismo é punido, e outro passa impune.
Sou contra qualquer tipo de racismo, e contra a própria palavra racismo. Afinal, a raça é a "raça humana", não é? ;)
:****** Isabel!

Ciça Donner disse...

Eu tenho uma opiniao muito singular sobre racismo com o negro... e é melhor nem tocar no assunto pq ainda tem ferida muito aberta na parada. Mas concordo em genero número e grau com vc.... isso tudo é consequencia da nossa história de colonia. Foram ANOS e nao se muda nada da noite pro dia. Que o negro tem de lutar pl seu lugar ao sol? SIM, mas por ser GENTE. Competencia é como a cor da pele... nao dá pra esconder

Edelize disse...

Guria, excelente seu post. Concordo com tudinho que disse. Não estou muito por dentro deste programa de cotas, mas soa como o governo tentando amenizar o sintoma de uma doença, ao invés de atacar a causa, que para mim é muito mais simples e não é baseada em cor de pele. Simplesmente tem-se que arrumar o ensino público. É uma ironia que nas universidades federais gratuitas, a maioria dos estudantes sejam de classe média/alta. Beijocas, e mais uma vez parabéns por este post! vou até ler mais uma vez. Beijocas

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Subscribe in a reader